Rotas Internacionais:
- Marítimas;
- Ferroviárias;
- Aéreas.
Rota aérea internacional
O transporte aéreo possui vantagens tais como:
- Grande liberdade de movimentos.
- É dos mais seguros e cômodos.
- É o mais adequado para o transporte de mercadorias de alto valor (diamantes, instrumentos de óptica, produtos farmacêuticos, etc.) e de mercadorias perecíveis (fruta, flores, etc.)
Dados disponíveis no Anuário CNT do Transporte mostram que o transporte aéreo internacional de cargas com origem ou destino no Brasil cresceu 72,1% em 11 anos. Enquanto que em 2004 transportava-se 460,2 milhões de toneladas, em 2014 foram transportadas 792,3 milhões.
Rota marítima internacional
O transporte marítimo é o que utiliza como vias de passagem os mares abertos, para o transporte de mercadorias e de passageiros.
O transporte marítimo pode englobar todo o tipo de cargas desde químicos, combustíveis, alimentos, areias, cereais, minérios a automóveis e por ai adiante. A carga chamada carga geral é transportada em caixas, paletes, barris, contentores etc. Um dos meios de empacotamento de carga mais utilizados e que mais contribuiu para o desenvolvimento do transporte marítimo desde a década de 1960 é o uso de contentores. Existentes em tamanhos padronizados permitem o transporte de carga de uma forma eficiente e segura, facilitando o transporte e arrumação da carga dentro dos navios. Existem softwares especializados para o carregamento de contentores, divulgando informação sobre como e de que forma dispor a carga dentro dos contentores, optimizando espaço e cumprindo regras de transporte, por exemplo cargas leves em cima de cargas pesadas.
Rota Ferroviária internacional
O transporte ferroviário é a transferência de pessoas ou bens, entre dois locais geograficamente separados, efetuada por um comboio, automotora ou outro veículo semelhante. O comboio ou seu equivalente circula numa via férrea composta por carris dispostos ao longo de um percurso determinado. Paralelamente, existe um sistema de sinalização e, por vezes, um sistema de eletrificação. A operação é realizada por uma empresa ferroviária, que se compromete a fazer o transporte entre as estações ferroviárias. A potência para o movimento é fornecida por um motor a vapor, diesel ou motor eléctrico de transmissão. O transporte ferroviário é o mais seguro dos transportes terrestres.
São consideradas como empresas de caminho-de-ferro principais as seguintes:
- Alemanha: Caminhos-de-ferro federais alemães, Caminhos-de-ferro do Estado alemão (DB)
- Áustria: Caminhos-de-ferro federais austríacos (ÖBB)
- Bélgica: Sociedade nacional dos caminhos-de-ferro belgas (SNCB/NMBS)
- Bielorrússia: Caminhos-de-ferro bielorrussos (BC)
- Bulgária: Caminhos-de-ferro do Estado búlgaro (BDZ)
- Canadá: Pacífico canadiano (CP)
- Croácia: Caminhos-de-ferro croatas (HZ)
- Dinamarca: Caminhos-de-ferro do Estado dinamarquês (DSB)
- Eslováquia: Zcheznice Slovenskey Republiky (ZSR)
- Eslovênia: Caminhos-de-ferro eslovenos (SZ)
- Espanha: Rede nacional dos caminhos-de-ferro espanhóis (RENFE)
- Estados Unidos: Associação dos caminhos-de-ferro norte-americanos (AAR)
- Finlândia: Caminhos-de-ferro do Estado finlandês (VR)
- França: Sociedade nacional dos caminhos-de-ferro franceses (SNCF)
- Grécia: Organização dos caminhos-de-ferro helénicos (CH)
- Hungria: Caminhos-de-ferro do Estado húngaro (GYSEV/ROEE)
- Irlanda: Companhia de transportes irlandesa (CIE)
- Itália: Caminhos-de-ferro do Estado italiano (FS)
- Letônia: Caminhos-de-ferro do Estado letão (LDZ)
- Lituânia: Caminhos-de-ferro lituanos (LG)
- Luxemburgo: Sociedade nacional dos caminhos-de-ferro luxemburgueses (CFL)
- Moçambique: Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM)
- Noruega: Caminhos-de-ferro do Estado norueguês (NSB)
- Países Baixos: Caminhos-de-ferro holandeses (NS)
- Polónia: Caminhos-de-ferro do Estado polaco (PKP)
- Portugal: Comboios de Portugal (CP)
- Reino Unido: Caminhos-de-ferro britânicos (BR), caminhos-de-ferro da Irlanda do Norte (NIR)
- República Checa: Ceske Draky (CD)
- Roménia: Caminhos-de-ferro romenos (CFR)
- Rússia: Ministério dos caminhos-de-ferro da Federação Russa
- Suécia: Caminhos-de-ferro do Estado sueco (BV), Administração nacional ferroviária sueca (SJ)
- Suíça: Caminhos-de-ferro federais suíços (CFF)
- Turquia: Caminhos-de-ferro estatais da República Turca (TCDD)
- Ucrânia: Caminhos-de-ferro ucranianos
- (UZ)
Nenhum comentário:
Postar um comentário