terça-feira, 22 de agosto de 2017

Rotas Nacionais

Rotas Nacionais:

  • Marítimas;
  • ferroviárias;
  • aéreas.
Rota Nacional Aérea
transporte aéreo no Brasil é uma vertente importante do sistema de transportes do Brasil. 
O Brasil tem 44 aeroportos internacionais e 2444 aeroportos regionais. 

Transporte de cargas


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Rota Nacional Hidroviária
O transporte hidroviário no Brasil é dividido nas modalidades fluvial e marítima. O transporte marítimo é o mais importante, respondendo por quase 75% do comércio internacional do Brasil. O transporte fluvial é o mais econômico e limpo, no entanto é o menos utilizado no Brasil. Há regiões entretanto, que dependem quase que exclusivamente desta modalidade, como é o caso da amazônia, onde as distâncias são grandes e as estradas ou ferrovias inexistem.

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O transporte marítimo é de vital importância para o Brasil em suas relações comerciais. Desde o Brasil colônia o transporte marítimo tem importância fundamental, pois permitia uma ampla troca comercial (comércio triangular) entre Portugal, Angola e Brasil. Foi também o transporte marítimo que permitiu ao Brasil colônia ganhar relativa autonomia política em relação a Portugal, com a abertura dos portos.
O transporte marítimo ontem é responsável pela maior parte das trocas comerciais internacionais do Brasil, transportando principalmente commodities agrominerais, veículos, máquinas, e equipamentos de ponta. Cerca de 75% das trocas comerciais internacionais brasileiras são transportadas via mar.
Rota Nacional Ferroviária

transporte ferroviário no Brasil possui uma rede de 30.129 quilômetros de extensão, dos quais 1.121 quilômetros são eletrificados, espalhados por 22 estados brasileiros mais o Distrito Federal, divididos em quatro tipos de bitolas. São 4.057 quilômetros em bitola larga/irlandesa, que é a de 1,600 metros; outros 202,4 quilômetros em bitola padrão/internacional, que é a de 1,435 metros; mais 23.489 quilômetros em bitola métrica, que possui 1,000 metro; e também 396 quilômetros em bitola mista. Mas também existem bitolas de 0,600 e 0,763 m em trechos turísticos.
O país possui ligações ferroviárias com ArgentinaBolívia e Uruguai e chegou a possuir 34.207 quilômetros,[2]porém, crises econômicas e a falta de investimentos em modernização, tanto por parte da iniciativa privada como do poder público, aliados ao crescimento do transporte rodoviário fizeram com que parte da rede fosse erradicada.
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